Início > Uncategorized > TOP 5 pour apprendre le français

TOP 5 pour apprendre le français

Aproximadamente há um ano empreendi a árdua tarefa de estudar frances (se voce esta lendo este post é bem provável que esteja na mesma situação e sabe que não é moleza). Eu entrei no intensivão da Aliança francesa e achei muito bom, aprendi muita coisa e pretendo dar continuidade este ano, também no intensivo, não dá pra relaxar se quiser me integrar rapidamente no mercado de trabalho do Quebec, o jeito é ralar.

Acredito que ninguém fica só com o que é ensinado na escola, qualquer um que esteja levando a serio o projeto de imigração deve procurar novas fontes para aprimorar o seus conhecimentos da língua francesa, e neste post quero compartilhar o que tem funcionado melhor para mim. Espero que seja de valia para vocês

Trata-se de um site do Quebec que compila uma variedade de programas de tv para serem assistidos on line.

Pessoalmente gosto do programa “Et Dieu créa Laflaque” na seção de animações. É um programa humorístico “Très marrant” que aborda assuntos do cotidiano e políticos, ótimo para saber o que esta em pauta no Quebec e ir-se acostumando ao sotaque quebecois alem de se divertir pra caramba.

Detalhe, é aberto só para pessoas com IP do Canadá, o que quer dizer que: o você precisa ser da área de TI, ou deve ter um conhecido nesta área para contornar este pequeno problema. Meu cunhado o resolveu em 5 minutos.

De que adianta escutar tanto frances se não o pratica. Este site é excelente para conhecer pessoas que querem aprender ou praticar um idioma e em troca podem ajudar aos outros com seu idioma materno. O bom é que todos (ou ao menos a maioria) estão ali com o mesmo objetivo, praticar um idioma, então não é muito difícil conseguir um colega de conversa.

Levante a mão quem que já fez assinatura do Groupon e já ficou de saco cheio com essas promoções enchendo a sua caixa de email, pois bem, que tal usar o mal ao nosso favor.

Estes dois sites de compras coletivas mandam para seu email, todo dia, promoções do Quebec de tudo quanto possa imaginar: Restaurantes, estadias em hotéis de gelo, paint ball, academias, and so on……. mas, pra que eu quero isso ao final de contas? pois bem, eu achei uma ótima ferramenta para aumentar meu vocabulário todo dia, em todo quanto é assunto, alem de lhe permitir ter uma boa noção do custo das coisas nas terras do norte.

Dica: Achetez vous um caderninho de notas pequeno, pra andar com ele a todo lugar e anotar toda palavra nova que você achar relevante, e fique dando uma lida de tempos em tempos.

http://www.tuango.ca

http://promodujour.lespac.com

Uma das formas mais populares é a radio pela internet, e não é que o negocio funciona mesmo!
Eu achei este site muito bom, você pode escutar on line ou se preferir faz o download da emissão e escuta no seu carro em quanto dirige pro boulot.

Eu gosto escutar as emissões Isabelle Maréchal, é a única mulher de todos os repórteres. Ela tem o sotaque quebecois mas não muito acentuando e sua dicção é muito boa. Alguns dos assuntos abordados nas emissões que escutei foram:

– Como é o dia a dia das pessoas que trabalham a noite?
– Os problemas que trouxe a demora da neve no dezembro
– O analfabetismo funcional no Quebec
– O TDAH – transtorno de difícil de atenção e Hiperatividade
– O que os quebequenses acham das exigências do conhecimento de frances para os novos imigrantes

Outra forma muito comum é o uso de podcast, o problema é que não é fácil encontrar conteúdo interessante que preste, ou uma boa dicção por parte do locutor, ou um áudio de boa qualidade, ou disponibilidade para download do MP3, ou uma velocidade por parte do locutor que permita entender a mensagem, ou inclusive um tom de voz agradável; pois bem, eu achei tudo isso num lugar só.

Trata-se das pregações de um pastor de Quebec em Sherbrooke. Suas mensagens, obviamente, abordam assuntos bíblicos o que pode parecer um assunto não muito atraente para alguns filhos de Deus descarrilados da fé, mas eu garanto que vale a pena. As mensagens são muito claras, bem estruturadas e gostosas de se ouvir, e como todo mundo, querendo ou não, tem certo grado de familiaridade com as histórias bíblicas, resulta bem mais fácil entender, e se sente que esta perdendo o fio do assunto pode consultar a sua bíblia em português (caso não tenha consulta esta bíblia on line).

Estudar desta forma é como dizem “juntar o útil ao agradável” por um lado pratica seu frances e por outro edifica seu espírito.

A fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.
Romanos 10:17

Categorias:Uncategorized
  1. Janeiro 21, 2012 às 1:20 pm

    Oi gente, tudo bem?

    Poxa… Fiquei super empolgada com a Tou.TV e super frustrada no final… Seu cunhado bem que podia ter feito um passo-a-passo pra você ensinar pra gente aqui no Blog, hein? Hehehe…

    Abraços,
    Lídia.

    • Janeiro 26, 2012 às 1:34 pm

      Oi Lidia, perguntei ao meu cunhado e, até que não é bicho de sete cabeças.
      Procura na internet por Proxy de Canadá, vai achar umas listas com um monte de numeros, ai vae testando um por um até que um funcione.

      para configurar é simples, no explorer, vai a ferramentas, opções de internet, na aba “conexões” clica em “configurações de lan” e activa as caixas do “servidor proxy”.

      Tem dois espaços “endereço e porta” ahi voce pega os numeros que achou na lista nestes espaços, assim: apos os dois pontos pega esses 4 digitos e coloca no campo porta e os digitos antes dos dois pontos vão no campo “endereço”

      Pronto é só ir testando um por um até que encontre um que funcione e que seja rápido.

      Me conta si funcionou

      Abroços

  2. Fevereiro 2, 2012 às 1:35 pm

    Opa! Vou tentar fazer isso lá em casa nesse final de semana! Brigadão, tomara que dê certo! =D

    Beijos,
    Lídia.

  3. Abril 16, 2012 às 2:27 pm

    Valeu pela visita.

    Como disse estarei no mesmo período que você. Anote meus contatos. Quem sabe da certo de nos encontrarmos por lá.

  4. Maio 28, 2012 às 1:13 pm

    Olá, sejam bem vindos ao mundo dos ansiosos e angustiados… rsrsrsrs… Nós mandamos nosso processo um dia antes do de vocês. Mandamos no dia 07/12 e estamos nessa fase esperando o México dar sinal de vida e até hoje nada !!!! Enviamos nosso resultado do TCF no final de abril, mas parece que o México está sem movimentação rápida. Vamos nos falando, é sempre bom conhecer novas pessoas do mesmo barco e nos ajudarmos. Qq coisa visita nosso blog. http://www.baianosnocanada.blogspot.com Fiquem com Deus ! Abraços Eduardo

    • Maio 29, 2012 às 6:59 pm

      Olá eduardo, Obrigado pelo apoio e desejo sucesso no seu processo.
      Nós acabamos de receber o resultado do TCF-Q de minha esposa e vou mandar por correio, só queria confirmar se tinha que enviar para São Paulo ou para Mexico. Você se confirmó antes de mandar o seu?

  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário